A Arquitetura e a Engenharia têm um grande porvir desde que, os Arquitetos deem asas à sua imaginação e os Engenheiros não temam os desafios a enfrentar.

O Aço é um dos materiais de maior resistência e menor deformabilidade, entre os materiais de uso estrutural.

O Ferro existe abundantemente na Natureza, geralmente sob a forma de Óxidos. Ao minério de ferro são adicionados, na sua composição química, Cobre, Níquel e Cromo entre outros, além de exigir um controle rigoroso do teor de Carbono. Dependendo da composição química e refino da mistura obtém-se uma gama variadíssima de aços que chegam a alcançar: alta resistência mecânica, grande rigidez, elevada resistência à corrosão atmosférica e excelente soldabilidade previlegiando sobremaneira seu uso na Construção Civil, que é o foco das presentes reflexões.

Os Aços Patináveis, que são aqueles de elevada resistência à Corrosão Atmosférica, quando expostos à Natureza, através de ciclos alternados de secagem e molhagem, estimulam a formação de “Patinas” que são óxidos, de cor vermelha clara e muito aderentes ao material de base. A Pátina age diferentemente do óxido de ferro dos demais aços, que são de baixa aderência e muito expansivos. Os Aços Patináveis, quanto mais criam Pátinas, mais ficam protegidos contra a corrosão Atmosférica. A Oxidação é um processo natural da busca incessante do Metal pelo caminho de volta à Natureza, sob a forma do Óxido, que lhe deu origem.

Vale salientar que as Estruturas de Aço além de agregarem os benefícios da matéria prima e por serem industrializadas, proporcionando elevados padrões de qualidade, incorporam diversas questões que contribuem para maior sustentabilidade na construção, tais como redução de desperdício de materiais, redução de ruídos, pó e entulho. As Estruturas de Aço são mais leves, permitem uma maior velocidade de execução e usualmente são mais econômicas. Ao final da vida da Edificação o Aço é totalmente reciclável.

A cultura de algumas regiões segue um paradigma equivocado, generalizando que uma Estrutura de Concreto Armado é mais econômica e que dispensa manutenção. Vale salientar o pensamento de Leonardo da Vinci que diz:

“A experiência é a grande mestra, mas não raro faz estagnar o progresso”

Fonte: luminaco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *