Saiba Como Criar Uma Campanha De Incentivo Em 5 Passos

Para promover o engajamento da equipe, muitos profissionais desejam entender como criar uma campanha de incentivo. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas. Confira!

A campanha de incentivo é uma estratégia usada por diversas empresas visando aumentar o engajamento dos colaboradores. Ela é utilizada quanto é necessário atingir uma meta e também para motivar a equipe.

Basicamente, a campanha funciona da seguinte maneira: a empresa oferece a premiação de uma viagem, eventos, day off ou home office para os colaboradores que obtiveram os melhores resultados em um determinado período.

É interessante destacar que os benefícios citados acima só serão realmente identificados quando a campanha de incentivo é desenvolvida com um planejamento adequado. Por isso, é interessante ficar atento em algumas questões, por exemplo:

Passo 1 – Escute seus colaboradores

Uma dica fundamental é ouvir os colaboradores para entender o que eles esperam de uma campanha e também para definir o perfil do público-alvo.

Por exemplo, não adianta promover uma ação que ofereça um dia de home office por semana, se o colaborador não tem o perfil para trabalhar dessa forma.

Sendo assim, o profissional responsável deve ouvir os colaboradores e uma maneira de fazer isso é desenvolver uma pesquisa de opinião.

Passo 2 – Defina a premiação

Após ouvir e conhecer o perfil do público, o profissional deverá definir a premiação. Há diversos tipos de prêmios que podem ser ofertados em uma campanha de incentivo, como: viagens, dia de folga, cursos, dinheiro extra, eletrônicos, dia especial em algum lugar etc. O ideal é que o prêmio realmente agrade os colaboradores e façam com que eles fiquem incentivados para oferecer um bom trabalho para ganhar a recompensa.

Passo 3 – Estabeleça os objetivos e metas 

Em seguida, o profissional precisará estabelecer os objetivos e metas da campanha. Lembrando que o objetivo é o foco principal da campanha e as metas é como chegar até ele.

Por exemplo, uma empresa pode ter como objetivo principal aumentar em 20% a venda de determinado produto. Para atingir isso, a meta é que cada colaborador consiga, no mínimo, vender 2% a mais. 

O que queremos dizer é que o profissional responsável pela criação da campanha deverá estabelecer objetivos e metas para que a ação, de fato, proporcione bons resultados.

Passo 4 – Faça a divulgação da campanha

Banners, e-mail, folders. Enfim, é interessante apostar em diversos meios de divulgação para que a campanha realmente seja compreendida por todos os colaboradores.

Passo 5 – Mensure o resultado

Após desenvolver a ação, é indispensável mensurar os resultados. Isso porque a empresa precisa verificar se o retorno pelo investimento foi positivo. Além disso, é interessante realizar uma pesquisa de opinião com os colaboradores para verificar se existem pontos que podem ser melhorados.

Recapitulando: para criar uma campanha de incentivo é essencial escutar os colaboradores, definir o prêmio, estabelecer metas, fazer a divulgação e mensurar os resultados.


Ficou com alguma Dúvida?

Nossos Consultores estão aqui prontos para atendê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by