6 Estratégias Para Aumentar O Capital De Giro Da Sua Empresa

Mais do que entender sobre seu funcionamento, é preciso saber traçar formas de aprimorar sua gestão para conseguir aumentar o capital de giro do seu negócio e assim prosperar.

Ao abrir um negócio, o empreendedor precisa de um investimento a ser feito como forma de suprir determinadas emergências ou necessidades da empresa. Esse tipo de armazenamento de dinheiro é conhecido como capital de giro.

Além de entender a necessidade desse investimento, o empreendedor precisa, a fim de manter sua boa saúde financeira, estudar ações estratégicas que consigam aumentar o capital de giro. Neste artigo, você confere 6 sugestões de aplicabilidades para não apenas melhorar seus fundos de investimento, como também garantir gestão mais transparente.

Redução no prazo de recebimento

Um primeiro passo a ser dado para aumentar o capital de giro é promover a redução do prazo de recebimento na empresa. No entanto, isso pode gerar um reflexo um tanto quanto problemático para com a relação com os clientes. Por exemplo, esta medida faz com que seja reduzida a possibilidade de financiamento dos seus clientes, o que os incentivaria a comprar à vista.

É uma medida delicada, principalmente porque o poder de compra dos clientes pode diminuir em tempos de crise. No entanto, é interessante que o empreendedor encontre alguma medida para melhorar o prazo médio dos recebimentos.

Otimização do estoque

Em seguida, é preciso que o empresário otimize o estoque ou reduza o ciclo de produção, caso seja do ramo industrial. Um erro facilmente cometido por micro e médias empresas é garantir um super estoque a fim de encontrar preços melhores com os fornecedores. Todavia, isso não pode ser conquistado em troca de um estoque maior do que o necessário.

Negociação com fornecedores

Ter um bom poder de negociação com os fornecedores é uma dica valiosa para aumentar o capital de giro. O empreendedor pode aumentar os prazos de pagamento, mas o desconto no pagamento a vista é uma medida que só vale a pena quando o valor for superior ao custo do capital de giro.

Economizando aos poucos

Gastar menos é palavra de ordem. A ideia é passar um pente fino nas despesas e confrontar a real importância de cada uma delas. O empreendedor precisa ser mais burocrático ao aprovar os processos de aprovação das despesas. Isso garante resultados mais satisfatórios.

Softwares de gestão

O bom uso de um software de gestão eficiente pode otimizar o processo do controle do capital de giro, reduzindo o tempo gasto no alinhamento de planilhas, por exemplo. Essa é uma maneira de identificar e solucionar problemas de maneira mais rápida. Além disso, as chances de aparecer um erro, dentro de um bom sistema de gestão, são muito menores.

Corra dos empréstimos

É natural que algumas empresas passem por momentos de dificuldade e precisem fazer empréstimos, devido à rapidez e praticidade de se conseguir dinheiro em caixa. Contudo, essa é uma opção que deve ser deixada para segundo, terceiro ou quarto plano, principalmente devido às taxas de juro altas existentes no mercado.

Sistema de cobranças

Outra dica de ouro é não abrir mão de um excelente sistema de cobranças, com ferramentas adequadas para lidar com clientes inadimplentes. A dica é selecionar criteriosamente profissionais experientes e gabaritados neste setor, de forma a fazer negociações que gerem resultados efetivos para a sua empresa.

Agora que você já tem ideias para otimizar o aumento do seu capital de giro, você pode estudar um pouco mais sobre métodos de gestão financeira. Leia mais e entenda o básico de gestão financeira agora.


Ficou com alguma Dúvida?

Nossos Consultores estão aqui prontos para atendê-lo!

One thought on “6 Estratégias Para Aumentar O Capital De Giro Da Sua Empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by