Endenta O Básico De Gestão Financeira

Lucro, entrada e saída do fluxo de caixa, dívidas, pagamento… Tudo isso faz parte da vida do empreendedor. Por este motivo, entender sobre gestão financeira é algo essencial!

Os dados sobre falência de empresas no Brasil é algo alarmante. Uma a cada quatro empresas fecham em menos de dois anos, segundo o Sebrae. Um dos motivos para isso é a falta de gestão financeira.

Ocorre que muitos empreendedores não dominam o tema e, por isso, após abrir suas empresas, acabam não conseguindo realizar uma boa gestão. Por isso, quem decide empreender, deve focar no estudo do tema.

Se você está aqui é porque realmente sabe a importância da gestão. Saiba que está no caminho certo. Por aqui vamos abordar temas essenciais para promover uma gestão que faça o seu negócio ter lucro e prosperar. Confira!

Entenda a importância da gestão financeira para o seu negócio

É um processo que registra e gerenciar as informações financeiras com o objetivo de obter melhores resultados e corrigir determinados problemas. Além disso, uma boa gestão permite que o empreendedor tenha um panorama mais amplo sobre seu negócio, o que permite tomar decisões estratégicas com menos riscos.

Uma boa gestão eficiente é aquela que consegue registrar e controlar diversas informações, como ocorrências de custos, despesas e investimento. A partir disso, o empreendedor conseguirá obter demonstrações financeiras e indicadores que permitirão uma leitura mais realista sobre como está a situação da empresa.

Todos os indicadores e demonstração serão fundamentais garantir mais segurança em investimentos. Com eles, o empreendedor saberá qual caminho pode seguir, poderá realizar decisões antecipadas e isso é essencial para quem realmente deseja prosperar no mercado.

Saiba como desenvolver uma boa gestão financeira

Uma gestão eficiente é aquela que reduz a necessidade de um capital de giro, pois indica que o negócio está se alimentando de forma sustentável, ou seja, o empreendedor não precisará investir mais capital para o funcionamento da empresa.

Só que para chegar até o momento de não precisar aumentar o capital de giro, o empreendedor deverá realizar diversos controles importantes. Abaixo vamos falar sobre cada um.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa permite controlar as contas por meio do registro de entrada e saída da empresa. Ele é fundamental para uma boa gestão, pois permite que o empreendedor tenha informações essenciais para enxergar seu negócio de forma ampla. Ou seja, o empreendedor saberá quanto entrou de dinheiro no dia e também o quanto saiu.

O primeiro passo para realizar o fluxo de caixa é guardar todos os documentos que comprovam as transações da empresa. O armazenamento pode ser feito tanto em papel quanto em um sistema, por exemplo, Excel.

As informações que devem ser registradas e armazenadas para realizar um bom fluxo de caixa são: recebimentos a vista ou a prazo; pagamento de fornecedores; quais foram as origens das entradas; qual o destino das saídas etc.

Plano de contas

O plano de contas é desenvolvido para realizar um bom fluxo de caixa. Ele detalha todas as entradas que o negócio poderá obter e também todas as despesas. O documento deverá ser atualizado constantemente, pois permitirá que o empreendedor possa consultá-lo visando o entendimento sobre o negócio. Para desenvolver o plano, será necessário:

  • identificar todas as contas a vista e a prazo;
  • detalhar das despesas com as vendas, como imposto, frete, comissão etc;
  • detalhar dos recursos humanos, como salário, décimo terceiro, benefícios etc;
  • detalhar a entrada como recebimento de vendas e de investimento.

Confira como controlar o capital de giro da sua empresa

O capital de giro é o recurso financeiro que sustenta a empresa. Ele paga, por exemplo, os fornecedores, os colaboradores, despesas etc. É ele que permite o equilíbrio das contas.

É importante destacar que o capital de giro leva em consideração o ciclo operacional. Esse, por sua vez, é composto pelo prazo médio do estoque e o período médio do pagamento.

O giro também leva em consideração o ciclo econômico, que enfatiza o período médio de pagamento até o ato da venda. Há ainda o ciclo financeiro, composto pelo ciclo de caixa, que começa no pagamento dos fornecedores até o recebimento.

Ou seja, ele leve em consideração o desembolso para comprar o estoque e vai até o recebimento da venda. Durante este período, a empresa precisará do capital de giro. O ideal é que seu valor seja elevado, já que isso significa que o negócio não precisará usar o capital próprio, de parceiros ou empréstimos.

Para controlar de forma eficiente o capital de giro, o empreendedor precisará desenvolver uma reserva financeira, reduzir o ciclo econômico e reduzir a inadimplência dos custos das despesas.  

Por fim, vale ressaltar que a gestão financeira para empreendedores é a base de qualquer negócio. Por isso, é fundamental que você continue estudando sobre o assunto. Nossa recomendação é que você leia nosso artigo e veja quais são os serviços e como encontrar um contador para pequena empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by